COVID19 e atendimentos

A pandemia do coronavírus modificou a forma como nos relacionamos, como trabalhamos e como vivemos nossa rotina. Trata-se de um problema real para os próximos meses, sendo provável que pelo menos até o 2o semestre de 2021 tenhamos novos casos em uma taxa relevante.

Ao contrário do que muito se fala, a infecção pelo SARS-COV-2 (o vírus da COVID19) não é um resfriado: trata-se de uma pneumonia viral. A doença começa com sintomas leves, mas tende a evoluir com muita fadiga e cansaço, com sintomas variáveis caso a caso. Uma porcentagem baixa dos pacientes (estima-se algo em torno de 1 a 5%) desenvolve sintomas graves que indicam internação hospitalar e cuidados mais intensivos. O tempo de infecção ativa costuma ser de 10 a 14 dias, e nesse período as pessoas devem manter isolamento para reduzir a taxa de transmissão.

Os testes realizados para o coronavírus têm o momento certo para serem feitos, e a sua interpretação (positivo, negativo ou indeterminado) pode ser confusa sem uma correta orientação.

Ainda não há um tratamento genérico e eficaz para todos os casos. Por outro lado, existem medicamentos que, se usados na dose e no momento correto, ajudam a aliviar os sintomas, acelerar o processo de recuperação, evitar complicações e, principalmente, evitar mortes.

Desta forma, o recomendado é que o paciente com COVID19 seja acompanhado desde a suspeita diagnóstica até o fim da recuperação. O médico pode assim ajudar na solicitação e interpretação dos exames, perceber a evolução dos sintomas e orientar o tratamento de uma forma dinâmica definindo o momento certo de iniciar os medicamentos necessários. Usar fórmulas genéricas de tratamento pode fazer com que o quadro se agrave e tenha uma evolução pior.

Estamos adotando uma série de medidas no consultório para permitir o atendimento com segurança: máscaras obrigatórias, higienização do consultório com álcool antes e após consultas, intervalos maiores entre as consultas para evitar aglomeração na espera, dentre outras. Não agendamos presencialmente pacientes com suspeita de coronavírus. Caso você tenha sintomas suspeitos para COVID19 ou já tenha a doença confirmada e deseje um acompanhamento: entre e contato e agende uma consulta por Telemedicina ou uma visita domiciliar. Assim posso te acompanhar durante toda a evolução da doença e garantir que o melhor tratamento será feito.

Qualquer dúvida entre em contato!

Um abraço,

Dr Heli