Buscar
  • Dr Heli Souza

Asma: não menospreze esse mal

Atualizado: 4 de Ago de 2019


Zeneca Asthma Competition Winning Painting

📈 Asma é uma doença incrivelmente comum. Estima-se que 1 em cada 10 pessoas tenha a doença. 🎯 Algumas pessoas tem sintomas clássicos: chiado, tosse, falta de ar e dor no peito, que pioram à noite e após exposição a desencadeantes. ❓ Porém, alguns casos não são típicos. Já vi vários casos de asma em que a pessoa tinha apenas tosse seca de vez em quando, ou "pneumonias" que na verdade eram crises de asma. ⚰️ O perigo é que esses casos leves ficam sem tratamento adequado e podem ter uma crise grave súbita: todos os anos vários pacientes morrem em suas casas devido a uma primeira crise grave, por nunca ter tido diagnóstico correto de Asma. Além disso, quando a doença fica crônica ela pode causar danos irreversíveis aos pulmões - e esse cenário é péssimo para o paciente. ⚠️ Cuidado: por ser uma doença comum, muitos médicos chamam de asma outras doenças que têm sintomas respiratórios parecidos. Bronquiectasias, infecções pulmonares crônicas, enfisema ou até mesmo doenças cardíacas podem apresentar-se de forma semelhante, e tratá-las como asma além de não melhorar os sintomas pode até fazer mal. 👨🏻‍⚕️ Se você tiver alguma dificuldade para respirar, ou algum dos sintomas citados, agende uma consulta para uma avaliação. Não atrase o diagnóstico e tratamentos corretos. Se for asma ou outra doença, na consulta vamos fazer o diagnóstico preciso e tratar corretamente a doença. Na consulta vou te explicar tudo sobre a sua doença e como será o acompanhamento.




❔ O exame de Espirometria pode vir normal. Asma é uma doença reversível com períodos de exacerbação, isto é, quando a doença não está manifesta a pessoa de fato está normal (a inflamação se 'reverte'). ❕ Logo, é muito comum a pessoa passar a noite com falta de ar e chiado, ir realizar o exame durante o dia quando já está bem e se surpreender com um exame normal.

⚠️ Lembre-se: exame normal NÃO exclui Asma. Se a história clínica sugerir o diagnóstico, o médico está autorizado a iniciar tratamento e avaliar a resposta clínica ao longo do tempo. 👂 O bom médico vai valorizar a sua queixa e dar o devido valor ao que você fala e sente. Não se prenda a exames, eles são apenas um complemento do que o médico consegue extrair te ouvindo e te examinando.


💡 O tratamento não deve ser simplesmente usar medicamentos inalatórios. Cuidar bem de Asma é cuidar bem do paciente, e não somente dos seus pulmões! 💊 O tratamento da asma naturalmente vai envolver "bombinhas", medicamentos inalatórios que permitem controlar a doença e melhorar os sintomas. Porém já é bem evidente que não prestar atenção no contexto de cada paciente pode trazer MUITA dificuldade para tratar a doença. Cada paciente tem um perfil de Asma diferente, e cada pessoa tem uma abordagem ideal de tratamento. 🤸🏻‍♂️ A Asma não é uma doença restrita aos pulmões: ela interfere no modo como cada paciente lida com o mundo; faz toda a diferença entender quem é aquela pessoa asmática e como a sua doença tem a ver com o seu bem-estar e sua saúde. 🙂 Quando o resto está adequadamente tratado, alguns pacientes ficam bem controlados sem nenhum remédio. É o objetivo do tratamento que vamos fazer. ✒️ Não vá em um médico que apenas te dê remédios. Procure alguém que conversa com você e individualiza o seu tratamento. Te aguardo em meu consultório para conversarmos sobre sua asma, melhorar seu tratamento e te deixar 100% bem, com o mínimo de medicamentos possível.



Até logo,

Dr Heli Souza

7 visualizações