• Dr Heli Souza

Asma: n√£o menospreze esse mal

Atualizado: 4 de Ago de 2019

Zeneca Asthma Competition Winning Painting

ūüďą Asma √© uma doen√ßa incrivelmente comum. Estima-se que 1 em cada 10 pessoas tenha a doen√ßa. ūüéĮ Algumas pessoas tem sintomas cl√°ssicos: chiado, tosse, falta de ar e dor no peito, que pioram √† noite e ap√≥s exposi√ß√£o a desencadeantes. ‚Ěď Por√©m, alguns casos n√£o s√£o t√≠picos. J√° vi v√°rios casos de asma em que a pessoa tinha apenas tosse seca de vez em quando, ou "pneumonias" que na verdade eram crises de asma. ‚öįÔłŹ O perigo √© que esses casos leves ficam sem tratamento adequado e podem ter uma crise grave s√ļbita: todos os anos v√°rios pacientes morrem em suas casas devido a uma primeira crise grave, por nunca ter tido diagn√≥stico correto de Asma. Al√©m disso, quando a doen√ßa fica cr√īnica ela pode causar danos irrevers√≠veis aos pulm√Ķes - e esse cen√°rio √© p√©ssimo para o paciente. ‚ö†ÔłŹ Cuidado: por ser uma doen√ßa comum, muitos m√©dicos chamam de asma outras doen√ßas que t√™m sintomas respirat√≥rios parecidos. Bronquiectasias, infec√ß√Ķes pulmonares cr√īnicas, enfisema ou at√© mesmo doen√ßas card√≠acas podem apresentar-se de forma semelhante, e trat√°-las como asma al√©m de n√£o melhorar os sintomas pode at√© fazer mal. ūüĎ®ūüŹĽ‚Äć‚öēÔłŹ Se voc√™ tiver alguma dificuldade para respirar, ou algum dos sintomas citados, agende uma consulta para uma avalia√ß√£o. N√£o atrase o diagn√≥stico e tratamentos corretos. Se for asma ou outra doen√ßa, na consulta vamos fazer o diagn√≥stico preciso e tratar corretamente a doen√ßa. Na consulta vou te explicar tudo sobre a sua doen√ßa e como ser√° o acompanhamento.

‚ĚĒ O exame de Espirometria pode vir normal. Asma √© uma doen√ßa revers√≠vel com per√≠odos de exacerba√ß√£o, isto √©, quando a doen√ßa n√£o est√° manifesta a pessoa de fato est√° normal (a inflama√ß√£o se 'reverte'). ‚Ěē Logo, √© muito comum a pessoa passar a noite com falta de ar e chiado, ir realizar o exame durante o dia quando j√° est√° bem e se surpreender com um exame normal.

‚ö†ÔłŹ Lembre-se: exame normal N√ÉO exclui Asma. Se a hist√≥ria cl√≠nica sugerir o diagn√≥stico, o m√©dico est√° autorizado a iniciar tratamento e avaliar a resposta cl√≠nica ao longo do tempo. ūüĎā O bom m√©dico vai valorizar a sua queixa e dar o devido valor ao que voc√™ fala e sente. N√£o se prenda a exames, eles s√£o apenas um complemento do que o m√©dico consegue extrair te ouvindo e te examinando.

ūüí° O tratamento n√£o deve ser simplesmente usar medicamentos inalat√≥rios. Cuidar bem de Asma √© cuidar bem do paciente, e n√£o somente dos seus pulm√Ķes! ūüíä O tratamento da asma naturalmente vai envolver "bombinhas", medicamentos inalat√≥rios que permitem controlar a doen√ßa e melhorar os sintomas. Por√©m j√° √© bem evidente que n√£o prestar aten√ß√£o no contexto de cada paciente pode trazer MUITA dificuldade para tratar a doen√ßa. Cada paciente tem um perfil de Asma diferente, e cada pessoa tem uma abordagem ideal de tratamento. ūü§łūüŹĽ‚Äć‚ôāÔłŹ A Asma n√£o √© uma doen√ßa restrita aos pulm√Ķes: ela interfere no modo como cada paciente lida com o mundo; faz toda a diferen√ßa entender quem √© aquela pessoa asm√°tica e como a sua doen√ßa tem a ver com o seu bem-estar e sua sa√ļde. ūüôā Quando o resto est√° adequadamente tratado, alguns pacientes ficam bem controlados sem nenhum rem√©dio. √Č o objetivo do tratamento que vamos fazer. ‚úíÔłŹ N√£o v√° em um m√©dico que apenas te d√™ rem√©dios. Procure algu√©m que conversa com voc√™ e individualiza o seu tratamento. Te aguardo em meu consult√≥rio para conversarmos sobre sua asma, melhorar seu tratamento e te deixar 100% bem, com o m√≠nimo de medicamentos poss√≠vel.

7 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio