top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Heli Souza

Nódulo pulmonar - qual o risco ?

Atualizado: 4 de ago. de 2019


O temor ao encontrar um nódulo é sempre dele ser algo maligno. Mas calma, vamos entender melhor esses riscos...




O dilema ao encontrar nódulos no pulmão


📸 A facilidade em realizar Tomografias trouxe um dilema para muitos médicos: os nódulos encontrados nesses exames devem ou não ser valorizados? 💡 Depende! A chance de uma tomografia mostrar um nódulo é enorme, provavelmente eu ou você devemos ter algum nódulo no pulmão. A chance dele ser maligno é pequena. Porém alguns casos vão trazer dúvidas, e algumas vezes podemos estar diante de um câncer de pulmão que se não for diagnosticado corretamente vai crescer e se espalhar pelo organismo se tornando incurável. 🚩 Frente a um nódulo, enquanto o paciente se pergunta "É câncer?", o médico deve ter calma e pensar "O que pode me dar mais segurança para falar que isto não é um câncer?". 🔎 As características do nódulo são o principal determinante neste raciocínio. Características como Tamanho, Bordas, Atenuação, ..., e principalmente Evolução dele no tempo vão dar mais segurança para o médico dar uma conduta precisa.

Hoje em dia existem calculadoras de risco que ajudam a estimar a chance de um nódulo ser maligno, como por exemplo a calculadora da Brock University (https://www.uptodate.com/contents/calculator-solitary-pulmonary-nodule-malignancy-risk-in-adults-brock-university-cancer-prediction-equation). ⚠️ Se o paciente tem muito risco de ter um câncer de pulmão (como fumantes de longa data), os cuidados na avaliação do nódulo devem ser redobrados.

🧐 O Pneumologista é o melhor médico para avaliar um nódulo: é necessário de fato ver o nódulo e entender quem é o paciente e quais são seus riscos. Saber o que fazer com estas informações não é simples, e a decisão precisa ser acertada.

Na avaliação de um nódulo conta muito a experiência do médico para analisar a imagem e não cometer erros.


✒️ Se você realizou uma Radiografia ou uma Tomografia de Tórax e foi visto um nódulo, não se desespere: na consulta vamos sentar, conversar com calma, e, após analisar a imagem conjuntamente com o que você me contar, vou poder te falar qual o risco desse nódulo ser um câncer, e o que nós vamos fazer para ter certeza e ficarmos mais tranquilos.


Até logo,

Dr Heli Souza

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page